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Vitrinismo: como atrair clientes no
varejo de cama, mesa e banho?
Você já ouviu falar sobre a arte do vitrinismo? É como se ter uma vitrine que, por meio de bons elementos, criatividade e planejamento, conte uma história e atraia os olhares mais curiosos.
Te convido a fazer um teste. Observe o movimento na frente da sua loja por alguns minutos. Quantas pessoas passam, param para dar uma olhadinha e entram?
Poucas? Então aconselhamos você a ler este artigo!
Afinal, uma vitrine bem elaborada é um passo importante para aumentar as chances de atrair clientes para dentro do estabelecimento.
Para as lojas de cama, mesa e banho, essa ferramenta de marketing visual é essencial. Ela permite transformar produtos do dia a dia em experiências sensoriais e mais convidativas.
O que é o vitrinismo?
“Primeiro canal de contato com clientes”, essa é a melhor definição para uma vitrine. Sua função é promover a exposição de produtos na frente da loja.
Por consequência, este espaço deve ser muito bem aproveitado, com elementos decorativos e uma boa sintonia que estimule o desejo do consumidor.
Essa é a grande função do vitrinismo!
Ela se baseia no uso de técnicas, mensagens e conhecimentos estéticos que auxiliam a ampliar o volume de vendas do varejo.
É uma forma de criar um vínculo entre o consumidor e os produtos, através de sinais, estímulos e símbolos visual, induzindo-o a entrar e comprar.
Em entrevista para a Futureprint, Alexandre Ferreira, docente da área de Arquitetura e Urbanismo do Senac São Paulo, destaca que o vitrinismo deve encantar os clientes e os atrair para dentro da loja.
“É uma ferramenta vital de comunicação visual porque vai além de apenas mostrar produtos. Ele cria uma narrativa visual que destaca a identidade da marca, cria atmosfera e, claro, impulsiona as vendas”.
Por que investir no vitrinismo?
Você sabia que uma loja de produtos de cama, mesa e banho tem poucos segundos para receber a atenção do consumidor, gerar interesse e produzir o desejo para que ele entre?
Este é o resultado de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE. Ela indicou números interessantes. Veja:
- A loja tem cerca de 3 a 5 segundos para captar a atenção de um consumidor;
- A vitrine é a motivação para até 70% das vendas no meio físico.
Além disso, você sabia que a grande maioria das compras é feita por impulso?
E, qual a melhor estratégia para gerar compras impulsivas? Novamente a vitrine!
Isso acontece porque o cliente toma suas decisões ao passear por um shopping ou uma rua. Ao ver uma exposição interessante e convidativa na frente de uma loja, as chances de ele entrar crescem!
Ou seja, o vitrinismo é ideal para:
- Causar uma boa primeira impressão;
- Despertar o interesse do público;
- Transmitir a identidade visual, personalidade e valor da marca;
- Destacar os produtos de forma atrativa e criativa;
- Atrair o público-alvo;
- Gerar impacto visual para chamar a atenção dos passantes e torná-los clientes;
- Aumentar as vendas;
- Criar experiências memoráveis.
Vitrinismo x visual merchandising: há diferenças?
No marketing de varejo, dois conceitos são muito comuns: vitrinismo e visual merchandising.
Com objetivos semelhantes e relacionados, possuem nuances importantes. Ambos visam a comunicação visual e a atração de clientes, mas se concentram em diferentes aspectos da experiência de compra.
O vitrinismo, como já vimos, foca na exposição de produtos na frente da loja. Ele é o elo entre o mundo exterior e o interior do estabelecimento. Sua função é despertar o interesse e a curiosidade para convidar pessoas a entrarem.
O visual merchandising, por sua vez, associa-se à experiência visual completa do cliente na loja, desde a entrada até a saída.
Ele deve ser concebido para criar um ambiente que facilite a navegação, incentivando as pessoas a terem uma experiência de compra prazerosa.
Em uma analogia, podemos dizer que:
- O vitrinismo cuida da “capa” de uma revista e te convida a ler o conteúdo;
- O visual merchandising é o conteúdo, com várias páginas e diferentes seções para “continuar a leitura”.
Em conjunto, vitrinismo e visual merchandising trabalham para criar um ambiente de compra atraente, eficiente e memorável.
Como ter uma vitrine que vende?
Por tudo que foi lido até aqui, você deve imaginar que as boas vendas dependam de uma vitrine bonita, organizada e com elementos que estimulem o cliente a entrar, certo?
Esse é um bom começo, mas não é só isso!
Também é essencial adotar um eficiente planejamento. É ele que vai te guiar em todo o processo e ajudar a preparar a montagem de uma vitrine outono-inverno, verão-primavera ou sazonal.
Além disso, a aplicação de alguns conceitos pode ajudar sua loja a se destacar.
Veja dicas práticas que podem ser utilizados no segmento de cama, mesa e banho:
Menos é mais
Esqueça o alto volume de itens ou o excesso de informação. O vitrinismo preza que a poluição visual deve ser evitada. A pessoa olha tudo, mas não foca em nada!
Ao contrário disso, opte pela montagem de pequenas cenas que simulam um ambiente real. Uma mesa posta ou uma cama arrumada funcionam muito bem.
Critérios de exposição
Uma boa vitrine deve ter produtos que conversem com o perfil do cliente.
Prefira sempre trabalhar com poucos e representativos itens que representem o que a empresa vende.
Uma ideia interessante é trabalhar com kits e combos. Eles se completam, estimulando o cliente a comprar mais de um item.
Saiba mais: Como aumentar o ticket médio vendendo kits e combos
Periodicidade
O tempo de exposição também é importante. Não existe uma regra, mas conceitua-se que o projeto seja alterado em torno de 15 ou 30 dias.
A troca é indicada para transmitir a sensação de novidades.
Cores
Atente-se para as cores que representam o público daquela ação.
Para o segmento de cama, mesa e banho, uma boa ideia é utilizar, com base no círculo cromático, uma paleta de cores que transmita a sensação de aconchego e bem-estar, como tons pastéis, neutros ou terrosos.
Distribuição
Evite deixar os produtos no chão, isso pode desvalorizá-los. Coloque-os sempre a uma altura que facilite a visualização.
Também opte por trabalhar de forma intercalada, com diferentes alturas.
Visual
Aqui, o vitrinismo se alinha com o visual merchandising. Ou seja, o ambiente interno da loja deve se alinhar com a exposição para o público externo.
Lembre-se do nosso exemplo da capa da revista e de suas páginas. De nada adianta ter uma bela vitrine (capa), se o conteúdo da loja (ou as páginas da revista) não agradar.
Iluminação
A luz é um holofote dos seus produtos. Ela deve favorecer o que está em exposição na vitrine.
Logo, o direcionamento da iluminação deve conduzir o consumidor ao produto. Uma sugestão é focar em um item e ter uma luz focando nele. O resultado é muito interessante.
Sempre tenha produtos de qualidade na sua vitrine
Para que o vitrinismo seja eficaz, todas as dicas apresentadas acima funcionam muito bem e devem ser aplicadas.
Mas, é também fundamental apresentar itens de qualidade na sua vitrine. Afinal, ela é a representação física daquilo que é vendido no interior da loja. Priorize esse ponto!
Ao utilizar produtos de cama, mesa e banho de qualidade, como os da Appel Home, sua vitrine transmitirá uma imagem de sofisticação, conforto e bom gosto.
Nossos produtos são conhecidos por sua qualidade e design, características que certamente agregarão valor ao vitrinismo do seu comércio.
Tenha a Appel em sua loja e crie vitrines incríveis para vender mais.