Blog:
Conheça o selo Sou de Algodão e as
vantagens de oferecer produtos conscientes em sua loja
O movimento Sou de Algodão é uma idealização da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) com o objetivo de despertar e instaurar uma consciência coletiva em torno dos produtos do segmento têxtil e do consumo responsável. Esse movimento realiza várias ações e parcerias com empresas com vistas a incentivar o uso do algodão sustentável produzido em solo nacional.
O cenário para produção de algodão sustentável no Brasil é favorável?
A resposta para essa pergunta é simples e direta: sim, o Brasil é um país extremamente favorável para o cultivo de algodão sustentável, pois ocupa a posição de maior fornecedor e produtor de algodão sustentável do mundo e, de todo o algodão que é cultivado no país, somente 8% é irrigado artificialmente.
Diante desse cenário, em 2016, a Abrapa tomou a iniciativa de criar o movimento Sou de Algodão, incentivando o consumo responsável dessa fibra que, além de ser natural, é biodegradável.
De acordo com o site Sou de Algodão, o movimento já conta com 1000 marcas engajadas, desde segmentos da moda à decoração. Dessa forma, com tanta gente engajada, fica mais fácil divulgar informações aos consumidores sobre a composição de suas roupas e de seus produtos.
Quer saber mais sobre essa iniciativa da Abrapa? Continue lendo este conteúdo que a Appel, parceira do movimento Sou de Algodão, preparou especialmente para você!
Appel, parceira do movimento Sou de Algodão
A Appel é uma empresa sólida, constituída há mais de 5 décadas, que vem aprimorando o modo de oferecer conforto e aconchego sem agredir o meio ambiente.
Preocupada com o desenvolvimento das futuras gerações, a Appel aderiu ao movimento Sou de Algodão e passou a desenvolver produtos 100% produzidos com algodão sustentável.
Faça parte desse movimento e ofereça em sua loja produtos Appel que tem o selo Sou de Algodão, assim você estará contribuindo com o desenvolvimento sustentável, garantindo que as gerações futuras tenham as condições necessárias para o seu desenvolvimento e provimento. Além do mais, você “ajuda a manter esse sistema que abastece integralmente o mercado interno, traz números significativos que colaboram com a economia nacional, gera empregos e é bom para todo mundo”. (Sou de Algodão)
O que é algodão sustentável?
O algodão sustentável é cultivado de maneira tradicional, fazendo uso de tecnologias avançadas que viabilizam o controle de pragas e ajudam a manter o padrão de qualidade da fibra.
Entretanto, o algodão só é considerado sustentável se respeitar os três pilares básicos que formam o conceito de sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Sendo assim, os agricultores precisam cumprir alguns requisitos para adquirir o certificado fornecido pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável em parceria com a ONG internacional Better Cotton Initiative (BCI).
Como o Brasil é o maior produtor dessa fibra, em busca de incentivar o consumo do algodão nacional e divulgar como ele é produzido, a Abrapa teve a iniciativa de criar o movimento Sou de Algodão, que informa e conscientiza para a utilização de produtos ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente responsáveis.
Com vistas a unir todos os personagens da cadeia produtiva do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas, com intuito de despertar a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, nasce Sou de Algodão.
A grande estreia do Sou de Algodão foi no São Paulo Fashion Week N42, em outubro de 2016, e teve como embaixadores o fundador e diretor criativo do evento, Paulo Borges, e os estilistas Martha Medeiros e Alexandre Herchcovitch.
O Sou de Algodão é bastante ativo em eventos de moda e no Congresso Brasileiro do Algodão. Esse ativismo faz com que um maior número de pessoas recebam informações precisas sobre o que vestem e se conscientizem sobre os benefícios e as possibilidades do algodão beneficiado.
Com quase 6 anos, a atuação do projeto tem colhido bons frutos, pois os consumidores estão se preocupando mais com sustentabilidade e fibras naturais. Assim, o algodão está cada vez mais despontando como uma alternativa às fibras sintéticas, que poluem rios e mares com microfibras de plástico.
Até a próxima!