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Qual a diferença entre preço e valor?



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Qual a diferença
entre preço e valor?

Você já ouviu falar que o barato pode sair caro? 

Isso pode fazer muito sentido quando levamos em consideração que nem sempre o produto mais barato entrega tudo aquilo que você deseja.

E é por isso que no artigo de hoje vamos entender a diferença entre preço e valor, e ainda como você pode explicar isso para o seu cliente. Acompanhe até o final!

Qual é a diferença entre preço e valor?

O preço é a quantia em dinheiro que você paga por um produto ou serviço. Ou seja, é o número que está na etiqueta ou que você recebe na fatura do cartão. O preço é objetivo e mensurável, é o quanto você desembolsa financeiramente para adquirir algo.

Já o valor é algo subjetivo e imensurável. É o benefício, a qualidade de vida que esse produto ou serviço proporciona para a pessoa que o adquiriu. Ele depende da percepção de cada indivíduo. Portanto, o valor não reflete necessariamente uma quantia em dinheiro, mas sim algo um pouco mais subjetivo.

O custo-benefício

pagamento com cartão de crédito

No momento da compra, geralmente o cliente toma a decisão levando em conta essa relação entre preço e valor.

Se o valor percebido for maior que o preço, é bem provável que ele compre.

Como bem sabemos, o preço de um produto depende muito da sua matéria-prima e do método de fabricação.

Por isso, é preciso entender a real necessidade do cliente, porque aí podemos indicar um produto com o melhor custo-benefício. Vamos usar como exemplo três toalhas da Appel com características diferentes e, consequentemente, com preços diferentes.

Nobless: tem uma gramatura maior, é produzida com um fio penteado e passa pelo processo do Tumbler. Logo, ela possui um preço maior. 

Classic: tem uma gramatura menor, é produzida com o fio 24 retorcido, mas também passa pelo processo do Tumbler. É um pouco mais leve do que a Nobless, então possui um preço intermediário. 

Monarca: apesar de ter uma gramatura parecida com a Classic, é feita com o fio Open end. É uma toalha mais leve, por isso seu preço é menor. 

Aqui a ideia do caro e do barato depende da necessidade e da percepção. 

Se o cliente quer algo mais duradouro, a Toalha Nobless é perfeita. Agora, se ele quiser uma toalha um pouco mais leve, que caiba na bolsa, a Toalha Monarca é a melhor opção. Mas se ele procura algo intermediário, a Toalha Classic pode ser a escolha ideal. 

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Transparência é o pilar da confiança

compra em loja

Durante a venda, é preciso apresentar ao cliente todas as diferenças e benefícios de cada produto. Assim, ele entende que o preço é justo, e vai decidir entre qual produto vai lhe proporcionar mais valor naquele momento. 

Na maioria das vezes, o cliente vai querer a opção mais barata, isso é algo impulsivo. Você, como vendedor, precisa lembrar que o barato pode sair caro, ou seja, que nem sempre a opção mais barata vai atender a necessidade dele ou entregar o valor que ele está buscando. É preciso conversar com o cliente e buscar o equilíbrio entre a necessidade dele e o quanto ele está disposto a pagar.

É importante lembrar que hoje os clientes têm acesso fácil a todo tipo de informação. Logo, é preciso ser transparente e fazer uma negociação justa e explicar todos os detalhes do produto ou serviço que você está vendendo. 

E claro, sempre respeite a decisão do cliente, não force a venda e mantenha uma postura gentil e respeitosa.

Aqui na Appel Home, queremos que sua jornada de vendas seja mais produtiva e lucrativa. Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar suas experiências entre em contato conosco. Vamos crescer juntos!

Continue em nosso blog e veja como usar o marketing sensorial na sua loja.


Bruna Serpa, Supervisora Lojas Appel Home

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