Blog:
Como escolher um fornecedor de
confiança para o seu negócio?
Uma das etapas mais importantes para o sucesso de uma empresa, seja ela de qualquer mercado, é a parceria com fornecedores de confiança. Já que são eles os responsáveis por abastecer o negócio, é necessário que também entendam o seu problema e ofereçam soluções customizadas, que dialoguem com a sua realidade. Por isso, saber como escolher um fornecedor é essencial para o seu negócio se desenvolver.
Neste texto, trouxemos dicas práticas para ajudar a definir essas empresas que irão trabalhar com você e sua equipe. Anote aí!
1 – Soluções personalizadas
Por mais que existam milhares de empresas do mesmo segmento, com o mesmo público e até o mesmo produto, elas são diferentes. Ou seja, nada mais justo que exigir ferramentas e acordos personalizados na hora de fechar a parceria com um fornecedor.
Um fornecedor de confiança precisa entender o seu negócio como único, mostrar interesse e se aprofundar para ter boas relações com a sua equipe. Não se trata de exigir tratamento superior ou inferior, mas sim que a forma de trabalho seja flexível e tolerante em ambas as partes.
2 – Preço justo
Talvez o ponto mais crítico dessa relação é o preço. Você com certeza quer pagar o suficiente para ter um bom serviço, mas não quer virar refém desse valor. A dica é PESQUISE!
Faça uma cotação, ligue, converse e compare preços antes de fechar essa parceria. Tire suas dúvidas sobre como podem ser feitas as negociações, se tem desconto, prazos possíveis de pagamento e, claro, se o valor cobrado cabe no seu orçamento.
3 – Qualidade
Faça um checklist de requisitos de qualidade e avalie criteriosamente se o produto do fornecedor bate com os seus critérios. Veja se a empresa cumpre todos os requisitos técnicos e legais, se oferece rastreabilidade dos produtos e como a entrega é feita.
Lembre-se que esse ponto está 100% ligado a satisfação do seu cliente.
Você também pode gostar de: Como organizar estrategicamente sua loja para vender mais?
4 – Prazos
Para entender como escolher um fornecedor, outro ponto indispensável na negociação são os prazos e o cumprimento deles. Aqui você deve avaliar o custo benefício de cada fornecedor, o tempo que a mercadoria pode e costuma ficar no seu depósito e área de venda.
Calcule tudo e veja se você não ficará sem produtos para oferecer aos seus clientes.
5 – Pós-venda
Não é porque você firmou uma parceria com um fornecedor que não possa voltar atrás, principalmente se sentiu desamparado no pós-venda. Essa etapa é tão importante quanto as outras e envolve a sua segurança e o comprometimento da empresa em questão.
Mesmo após a entrega dos produtos, verifique se o fornecedor está disposto a oferecer suporte, esclarecimentos, troca ou reposição de produtos.
6 – Localização
Quando falamos de localização, falamos da logística e tudo que envolve a distância entre a sua empresa e o seu fornecedor. Isso impacta diretamente nos custos e na disponibilidade de entrega.
E então, já sabe como escolher um fornecedor de confiança para o seu negócio? Lembre-se de colocar o propósito e os valores da sua marca em primeiro lugar, assim como a satisfação dos seus clientes.
Acompanhe as nossas redes para mais dicas e conte com a nossa fábrica de toalhas em santa catarina para oferecer produtos de qualidade!