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5 passos para oferecer um bom atendimento ao cliente



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5 passos para oferecer
um bom atendimento ao cliente

Aqui no nosso blog já falamos sobre como fidelizar a clientela e também ensinamos a montar um plano de ação para treinar sua equipe. Hoje,  o nosso foco vai ser voltado para um guia prático que vai te ajudar a estabelecer o alto padrão em experiência do cliente. Vamos falar do uso de tecnologias neste atendimento, sobre personalização da venda, privacidade do cliente e outros aspectos. Confira neste conteúdo 5 passos para um bom atendimento ao cliente.

Boa leitura! 👩🏼‍🦰

1º Passo: Dê espaço e deixe o seu cliente à vontade

A dica que abre nosso texto é justamente a mais importante, aquela que deve vir antes de tudo. Respeite a privacidade do seu cliente e não faça abordagens que possam gerar desconforto, constrangimento ou invasão do espaço alheio. Na prática, deixe o cliente explorar a loja sem pressionar. Esteja por perto para ajudar, mas dê espaço para que ele possa olhar à vontade.

Lembre-se: Alguns clientes podem precisar de mais tempo para decidir. Esteja à disposição, mas não faça com que se sintam apressados. Se trata de estar ali para o que ele precisar no tempo dele. 

Se o cliente estiver procurando algo específico, pergunte sobre suas preferências. Isso mostra que você está interessado em ajudar.

2º Passo: Busque entender as necessidades do outro

atendente valorizando a experiência do cliente

A pessoa que exerce o cargo de atendente/vendedor deve saber (ou pelo menos tentar) se colocar no lugar do outro. Se é o seu caso, saiba que este é um ponto bem importante quando falamos em como fazer um bom atendimento ao cliente. 

Se preciso, faça uma experiência como essa: Imagina que você é um cliente que está entrando na sua própria loja. A partir daí preste atenção como um cliente costuma prestar e tente esquecer o que você sabe sobre o estabelecimento e os produtos. Quando entra, olhe e note como a loja parece. Se faça algumas perguntas como:

  • Ela é acolhedora? 
  • Convidativa? 
  • O que mais chama a atenção de cara? 
  • Os produtos estão organizados? 
  • Como os funcionários respondem? 
  • Eles são simpáticos?

E por aí vai. Isso vai te ajudar a viver a experiência do cliente e melhorar seu atendimento.

3º Passo: Ouça a opinião do cliente

Melhore a experiência do cliente  com a ajuda do próprio cliente. Defina uma periodicidade e peça o feedback com o objetivo de aperfeiçoar a questão trazida pelo consumidor. Identifique as áreas que precisam de melhoria e faça ajustes conforme necessário. 

O ideal aqui é sair da teoria e ir para a prática. Se você está se propondo a ouvir a opinião das pessoas também deve se propor a fazer tudo que for possível para que uma melhora real aconteça e possa ser percebida. Portanto, não se trata de recolher feedbacks e guardá-los na gaveta.

Realize ações reais, converse com outros clientes para entender se essa opinião é particular ou geral, debata o feedback dos clientes com outros membros da equipe e lembre de compartilhar também os elogios, não somente as críticas e pontos a melhorar. É importante para o fortalecimento do grupo e também para a melhora coletiva do atendimento e experiência do cliente.

4º Passo: Torne a comunicação fácil e acessível

Otimizando a comunicação com o cliente

Diga aos clientes todas as maneiras que eles têm de falar com você, como pessoalmente, por telefone, WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail ou chat online. 

Se for manter contato via Whats ou outro aplicativo de conversa, escreva mensagens simples e claras. Evite termos difíceis, abreviações e erros ortográficos que podem confundir toda a comunicação.

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5º Passo: Faça um pós-venda e se preocupe com o cliente

Para finalizar e melhorar ainda mais o seu atendimento, ressaltamos o pós-venda como uma forma de mostrar para o cliente que ele é importante, que aquela venda foi bacana e que você se importa com a experiência do cliente não somente no momento da compra, mas também no dia a dia para saber se tudo está correndo bem com o produto ou serviço.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e dos 5 passos para oferecer um bom atendimento ao cliente. Clique aqui para ler outros e aqui para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todos os assuntos da Appel Home Têxtil

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